Convenhamos que em nossas vidas encontramos todos os tipos de pessoas, desde as mais "centradas" até as "descabeçadas". A nossa personalidade é a soma de padrões que ao longo da vida passamos a aumentar essa soma, ou seja, nossa personalidade está em constante mudança.
  Aposto que você conhece alguém infantil, não digo criança e sim infantil! Ser infantil é ter um comportamento em idade cronológica diferente, de maneira a afetar a própria vida com suas decisões precipitadas, a pessoa infantil de maneira alguma admite tal comportamento e muitas vezes fica "de bico" se alguém aponta seu comportamento como inadequado. O que influencia a pessoa ter tal comportamento são três fatores:

  • A HERANÇA: o que herdamos de nossos pais. (Exemplo: atitudes, ensinamentos etc.);
  • O AMBIENTE: o que está ao nosso redor;
  • A EXPERIÊNCIA DE VIDA: o que já vivenciamos, mas lembre-se que algumas pessoas permanecem infantis mesmo com várias experiências.

Veja alguns comportamentos infantis:

  • Desconhecimento de si próprio: a cada dia devemos descobrir os nossos limites e atitudes, o fundamental para termos uma vida adequada, sem muita euforia psicológica e emocional, é conhecermos nós mesmos para termos uma visão do que queremos.
  • Instabilidade emocional: instabilidade é igual a incerteza, o ser está super feliz mas em um piscar de olhos está tão triste como o piupiu sem frajola. Ele chega ao auge de suas emoções.
  • Irresponsabilidade: A palavra “responsabilidade” vem do latim respondere, que significa “responder”, “prometer”, “satisfazer”. Estar na realidade é ter consciência das próprias circunstâncias imediatas – o hoje e o agora –, que são inescapáveis e que ninguém pode menosprezar. 
  • Pouca ou nenhuma percepção da realidade: a visão que há de si mesmo incorreta (imaginária, muitas vezes o certo e que tem toda a razão) interfere nas relações intrapessoais (consigo mesmo, trazendo perturbações e dúvidas) e interpessoais que são relações com outras pessoas. Óbvio que se você é inseguro consigo será também com as pessoas ao seu redor.
  • Falta de maturidade afetiva: amores perfeitos só existem em filmes, na vida real a pessoa infantil sofre por um amor inventado. A infantilidade faz com que a relação desgaste, não lutando pela pessoa supostamente amada e muitas vezes com dramas e melancolias. Com o exclusivismo, onde o infantil acha que o parceiro deve ser somente seu, mesmo não se importando tanto assim com os sentimentos do outro.
  • Falta de maturidade intelectual: não conseguir focar o que realmente deseja, concentrar-se em raciocínios lógicos e não ter noção sobre a realidade da "equação" - como textos dissertativos, equações matemáticas, prática - certamente é um dos "sinais" da infantilidade, assim como uma criança a pessoa não consegue concentrar-se e obter sucesso em sua atividade.
  • Pouca educação da vontade: quando somos crianças precisamos de alguém para nos orientarmos sobre o que é certo fazermos e qual caminho seguir, quando passamos dessa fase a vida nos cobra por força de vontade e determinação, duas atitudes quase invisíveis para estes seres. A vontade é algo passageiro, fazendo com que não exista determinação e foco em seu objetivo, o ser apenas imagina o prazer do "fim de chegada" mas não gosta de pensar no fato de movimentar-seÉ a imagem do menino mimado, que é digna de pena: levado, arrastado e tiranizado por aquilo que é mais gostoso, aquilo que o corpo pede no momento. Jamais terá sucesso por conta da sua incapacidade de superar momentos de lutas.
  • Ausência de um projeto de vida: consequentemente com a falta de vontade não haverá um projeto de vida, metas, planos e objetivos. O menino mimado sempre estará na etapa inicial, a todo momento começará um novo projeto mas ao mesmo instante desistirá. E os três grandes temas do nosso projeto de vida devem ser: o amor, o trabalho e a cultura. E o sujeito imaturo não assume seriamente nenhum dos três. Não se vive sem amor; o amor deve ser o primeiro motor da vida, que impulsiona e dá força aos outros dois. Do nosso comprometimento com esses três grandes temas, brota a felicidade, suma e compêndio de uma vida coerente. 

0 comentários:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Me apresento como Larissa Ramalho, mas posso ser vários personagens. Tenho 18 anos, típica menina aventureira que mudou o turno dos estudos para trabalhar. Não fiz um blog para fazer sucesso, mas para mostrar ao mundo minha coleção de palavras!

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Pesquise